Colégio realiza 1º Fórum para Discussão de Nanotecnologia

O 1° Fórum Para Discussão de Nanotecnologia, realizado pelos alunos do Colégio Peres Guimarães, aconteceu no dia 14 de agosto no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) campus Boituva.

Foram recebidas cerca de 150 pessoas no auditório, entre alunos do Colégio, alunos de cursos noturnos do IFSP, diretores e professores de escolas públicas e particulares da cidade, pais de alunos, entre outros.

O tema central de discussão do Fórum foi a Nanotecnologia. O projeto teve início na I Feira de Tecnologia e Robótica ocorrida em 2013, no Colégio Peres Guimarães. Com desenvolvimento de pesquisas e montagens de sistemas com elementos da Lego, foram trabalhados conceitos, utilizações e prognósticos com base tecnológica, sociológica e filosófica.

A meta central do Fórum foi levar o conhecimento sobre nanotecnologia em aplicações específicas: na área da medicina e no conforto luminoso; apresentar uma proposta de trabalho com as etapas envolvidas, apresentação, aplicação, análise-síntese com a discussão ética, social e filosófica dos conceitos apresentados em relação ao ser humano como senhor (controlador/autor) de seus atos e a racionalidade, emoção, liberdade e direito/ deveres, livre-arbítrio e destino.

A apresentação se deu através de dois Grupos de alunos do nosso Ensino Médio abordando os seguintes campos: A Nanotecnologia e uma de suas aplicações – Conforto luminoso, com o grupo composto pelos alunos Amanda Neves, Arthur Berggren Rodrigues, Jonas Henrique L. de Carvalho e Mariane Cristine Fujita Stevaux, do 2° ano; e A Nanotecnologia e a Medicina, com o grupo composto pelas alunas Barbara Sartorelli Caldeira, Bruna Pacheco, Rafaela Almeida e Renata Ramos.

Além dos trabalhos e temas apresentados pelos alunos, o evento contou com a presença da Psicóloga Luciana Gomes, do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) que falou sobre mercado de trabalho e as características exigidas pelas empresas atualmente aos jovens que ingressam em seus primeiros empregos.

Também o Professor e Coordenador do curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) Fernando Salina, da IFSP, falou um pouco sobre o Instituto, os cursos disponíveis e a falta de profissionais nas áreas tecnológicas no mercado de trabalho.